segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Você tem cerne de quê?


Papai Noel manda um chamado e de repente todos os protetores das crianças do planeta são reunidos para vencer o terrível Breu –um compilador de medo, pesadelo e tudo mais. De terras distantes surgem o Coelho da Páscoa, a Fada dos Dentes e o Guardião dos Sonhos Infantis. Eles sabem que precisam fazer alguma coisa. Mas o quê mesmo? O Homem da Lua dá o sinal.

Eis que outro defensor deve ser inserido ao time para que a inocência da garotada seja preservada: Jack Frost – o jovem descolado que manipula o inverno. Mas Frost não se acha parecido com o resto da trupe e de pronto não aceita a oferta. Na verdade ele não sabe muito de si. Não entende nem mesmo porque tem a capacidade de criar neve. E daí que o filme vai contar porque ele fará toda a diferença na luta contra o vilão Breu.
O enredo de “A origem dos guardiões”, (EUA, 2012), nos mostra que muitas vezes precisamos vasculhar nossa intimidade para sabermos do que somos realmente feitos. O cerne como falou Papai Noel na cena em que tentava sensibilizar Jack para o verdadeiro sentido do trabalho dos guardiões. No caso do bom velhinho seu cerne era a capacidade de enxergar o mundo com os olhos grandes, vendo beleza em todos os cantos, mesmo nos detalhes que passam batido. Mas Jack não sabia qual era o seu cerne. Me dei conta que nem eu. E que muita gente grande não sabe também.
Podemos achar, como o jovem criador de gelo, que não temos nada de especial para oferecer, que somos invisíveis aos olhos dos outros, mas não é verdade. Talvez não tenhamos nos dado tempo para perceber todas as camadas que nos fazem seres únicos. E ir abrindo a boneca russa  Matrioska uma a uma até que possamos nos encontrar com o nosso mote nessa vida. Entender sua beleza e fazer a nossa parte.
Tudo bem, não somos os guardiões das crianças do planeta. Muita calma. Tenho a guarda de duas apenas...hehehe Mas brincadeira à parte, será que vale a pena viver nesse mundo sem saber porque temos as habilidades que temos e perguntar –nem que seja para o Homem da Lua, qual a finalidade delas para o resto do mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário